segunda-feira, 5 de outubro de 2009

EU ESCOLHI A MÁSCARA OU ELA ME ESCOLHEU?


Jesus!! Nem quero pensar nisso! Eu...Lucas Joufflu?
Quando nos veio a proposta de montagem desse espetáculo, corri para verificar os personagens e quem estava lá? Não! De novo, não! Arlequino (Tabarin)?
Não pude evitar tal pensamento! Minha relação com a comédia, aconteceu com o Grupo Trama Tramóia lá pelos idos de 90. Eu coloquei na minha cabeça que queria, porque queria, fazer o L’Arlequino de Dario Fó...Mas não consegui. Pelo menos, não do jeito que eu queria que ele fosse.
As máscaras da Comédia Del’Arte, necessitam dos movimentos do ator para ganharem vida, no entanto, quando isso lhes é dado, passam a dominar esse corpo. Sem dúvida nenhuma é sinestesia pura!!
Eu não dispunha de tempo suficiente para aprender acrobacias e isso foi determinante na hora de compor o personagem, então, fui transformando esse “bilolado”, porém fascinante figura, em um zanni mais lento e pesado.
Lembra-se da atividade onde deveríamos discorrer sobre os personagens da comédia? Toda aquela parte sobre temperamento sanguíneo dos personagens, é uma pesquisa minha, que faço com os tipos que vou me envolvendo (ou não).
Hoje, olhando tudo com um distanciamento que só o tempo me permite, posso compreender que eu poderia ter resolvido de uma forma mais misericordiosa comigo mesma, construindo um novo caráter estético e psicológico de tal personagem.
Para nosso trabalho, não vou negar que tais pensamentos procuram brechas para se manifestarem, mas me propus um novo caminho – construir minha relação com a personagem, a partir de sua construção arquetípica, ou seja, não uma relação de dentro para fora, como foi do caso do Arlequino, mas uma relação que vai se aprofundando partindo da forma.
Eis minha relação com Lucas Joufflu!! Ou seria a relação de Lucas Joufflu comigo!
Quem escolheu quem?
Como sou eu que estou digitando...
Confeccionar uma máscara trás sempre o desafio de encontrar imagens que traduzam melhor as características físicas e principalmente psicológicas da personagem. Foi então, que na sugestão de encontrar o animal, escolhi as aves de bicos grandes e curvados.
Quanto às cores, preferi manter as tradicionais(marrom café com um mínimo de preto) abusando da “pátina”(ótima sugestão da tutora Luana), que traduz em imagem a idéia de envelhecimento.
Eu gostei muito resultado e espero ansiosa preparar um corpo para essa máscara
Ou será que foi esta máscara que escolheu meu corpinho?
Mistério...

Sem comentários:

Enviar um comentário