quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A COMÉDIA E SEUS TEMPERAMENTOS

A Máscara da Comédia Del’ Arte

Estabeleceu-se que Pantalone é de Veneza, que o Doutore é de Bologna, que os enamorados são de Toscana, que Arlequim é de Bégamo...E que cada um falasse no seu “patois” (dialeto), de modo que o cômico de cada uma dessas linguagens de “vilas” ou “províncias”, desdobrava-se em todos os efeitos picantes que uma Torre de Babel pode ocasionar. (fonte: autor desconhecido)

Enamorados (temperamentos ora melancólicos ora sanguíneo)
Representados por homens e mulheres, tinham a fisionomia descoberta. Belos e “cultos”, falavam com elegância (representantes da Toscana) literária. Podiam ou não serem personagens ingênuos e não muito brilhantes. Embora a tradição não lhes impusessem uniformes, vestiam-se com roupas da moda. A enamorada, segundo a estrutura da trama, poderia ser galanteada por dois pretendentes – um jovem e um velho. (fonte: grupo moitará)

Pantalone (temperamento colérico na velhice)
Conhecido como “decano” ou Magnífico”, é o mais velho da troupe. Típico mercador, Pantalone em algumas ocasiões pode ser representado como um velho bondoso que representa a prosperidade de Veneza. No entanto, na maioria das vezes é representado como um velho avarento preocupado somente com bens materiais. Sempre ocupado com seus negócios, descuida da casa, resultando sempre num engodo arranjado por Arlequim (sanguíneo) ou Briguela (colérico). É um pai autoritário, rigoroso e conservador.
Mácara zoomórfica - Ave de rapina – papagaio. Usa uma larga capa negra com calças (colante de malha) roxas e pantufas turca. Às vezes é representado com um “macacão” (mijão?) vermelho. Sua máscara é de cor marrom café e com um enorme nariz. Seu bigode e pestanas são grisalhos e sua branquinha barba cobre de orelha à orelha, terminando numa grande ponta. À figura angulosa de Pantalone, opõe-se as formas arredondadas do... (fonte: texto de autor desconhecido/Breves Del Teatro – Carlos Robles Cruz – Ed. Uruz)

Dotore (temperamento fleumático)
Este personagem é amigo de Pantaleão e se encontram frequentemente para realizar negócios ou porque são vizinhos mesmos. Esse personagem tem conhecimentos em filosofia, astronomia, letras, medicina e outros domínios teóricos e acadêmicos. Sem dúvida, sempre confunde o grego com o latim e sempre termina dizendo asneiras. Adora dizer palavras de “efeito”(bula de remédio) e frases com citações moralizantes e ridículas fora de hora. Eloquente e fleumática (lento devido seu acúmulo de gordura e intelectualidade). É a satirização da burguesia de sua época com discursos macarrônicos.
Máscara zoomórfica – coruja e porco. Usa uma meia máscara que cobre a frente do nariz. Tem as bochechas rosadas que indicam boa vida e saúde. Chapéu com imensas abas. Veste-se de negro. Não possui barba, mas tem um farto bigode, que dependendo de sua época e posição social ele é colocado para cima ou para baixo. (fonte: texto de autor desconhecido/Breves Del Teatro – Carlos Robles Cruz – Ed. Uruz)

Arlequim (temperamento sanguíneo)
Um pobre diabo nascido em Bégamo, Itália, Arlequino se apresenta como segundo de dois servos. Representa o bom senso popular. Ágil em seus movimentos corporais, puro e encantador, anda sempre encrencado devido sua grande capacidade de cometer erros. É melancólico e romântico – o que o leva a expressar idéias filosóficas absurdas e incoerentes. Arlequim é um extraordinário bailarino, além de executar extraordinários movimentos acrobáticos.
Máscara zoomórfica – macaco e gato. Seu vestuário compõe-se de um “conjunto” bem “surrado” e cheio de rombos com remendos em forma de triângulos e corações de cores azuis, verdes, vermelhos e roxos. Tem ou não, uma capa enfeitada com pele de raposa ou coelho. Usa uma meia máscara negra, que representa os escravos africanos. Outra versão diz que representa os moradores das montanhas de Bérgamo que têm a pele queimada pelo sol. (fonte: texto de autor desconhecido/Breves Del Teatro – Carlos Robles Cruz – Ed. Uruz)

Pulchinela (temperamento melancólico)
Veio de Nápoles. Inicialmente, Pulchinela era um personagem alto e corcunda. Com o tempo se transformou em baixo e gordo. De qualquer forma, este é um personagem duplo, pois se por um lado, ele é grotesco, baixo e corcunda, por outro, seu irmão gêmeo é carismático, sensual e inteligente. Sem dúvida, com o tempo foi se transformando num personagem sonhador e poeta – qualquer coisa como excêntrico e ao mesmo tempo intuitivo e triste.
Máscara zoomórfica – equidna e ornitorrinco. A princípio sua máscara era obscura e mostrava um proeminente nariz ao qual era acompanhado por uns lábios bem grossos. Usa uma blusa “flutuante”. Sua corcunda e em alguns casos barriga, davam-lhe a aparência de um ser digno de escárnio e zombaria. Seu chapéu era em formato de cone pontiagudo. (fonte: texto de autor desconhecido/Breves Del Teatro – Carlos Robles Cruz – Ed. Uruz)

Sem comentários:

Enviar um comentário